sábado, 4 de dezembro de 2010

Diário de Bordo 11 - Aula nº 23 e 24

Data: 2 de Dezembro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

Esta semana, após a nossa habitual reunião com o aluno David – que nos está a auxiliar na realização do mapa interactivo – fomos para o terreno propriamente dito, pondo as nossas mãos em contacto com a terra.
Saímos para o começo dos trabalhos de campo, completamente armadas. Vestidas a rigor com uma bata de laboratório, com um sem número de sacos para a recolha do solo e com uma enxada para efectuar as respectivas escavações. Após estas, retirávamos a terra com um pequeno vaso de plástico, e despejávamos o seu conteúdo para o saco, identificando-o com um nome e localizando o local num mapa.
Concluída a missão, fomos, todas felizes da vida, para o laboratório, com o objectivo de efectuar o protocolo experimental do estudo do solo.
Como tínhamos que esperar uma hora, para que pudéssemos finalizar a experiência, aproveitámos para trabalhar em outros aspectos do trabalho. Assim, algumas de nós procederam à realização de protocolos de elaboração de ninhos e comedouros, para entregar à professora Patrícia, outras debruçaram-se na pesquisa de espécies que fossem da nossa região, para a sua possível inserção no nosso colégio.
Finalizada a hora de espera, demos continuidade à actividade experimental iniciada, tendo chegado a uma primeira conclusão: apesar da cor dos solos do colégio variar, – uma vez que tínhamos solos alaranjados, acastanhados e com uma cor intermédia entre o alaranjado e o acastanhado – o pH verificado era bastante similar, variando entre 7,4 e 7,9, o que o leva a ser classificado como neutro, uma vez que se aproxima do valor 7 (tendendo para básico).
Ficámos também radiantes por saber que o software da estação meteorológica fora instalado, com sucesso, por um professor de informática, restando apenas a transposição dos dados, por este fornecidos, para o nosso blogue, para que qualquer pessoa possa consultar o tempo e todos os pormenores a este referentes, com uma simples visita ao nosso blogue.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo desta semana, todo o trabalho correu conforme o esperado e o pretendido. 
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

A realização do procedimento experimental teve uma certa urgência, uma vez que, para que pudéssemos concluir o mapa com todas as modificações propostas para os diversos canteiros, precisávamos de saber que tipo de solo o colégio apresenta, para poder verificar se a possível planta proposta se adequava ou não num determinado local. Como é um trabalho que terá que ser entregue no final deste período, ao Padre Ventura, tivemos que atribuir uma certa prioridade a esta actividade.
Todo o nosso trabalho desenvolvido, tem sido feito com o intuito de proporcionar à comunidade escolar um espaço mais agradável de se vivenciar.


_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Computador portátil
  • Caneta de acetato
  • Sacos de plástico
  • Enxada
  • Batas de laboratório
  • Gobelés de 100mL
  • Pipeta de 25mL
  • Varetas
  • Medidor de pH
  • Mapa do colégio
  • Caderno de notas
  • Máquina Fotográfica
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • http://www.gettyimages.pt/?language=pt-PT&location=PRT
  • Dr. Eppinger; Lang, A.; Árvores e Arbustos: Guia claro e simples para a sua identificação (2007), everest editora
  • Cabral, F.; Telles, G.; A Árvore em Portugal (2005), Assírio e Alvin

Sem comentários:

Enviar um comentário