domingo, 28 de novembro de 2010

Diário de Bordo 10 - Aula nº 21 e 22

Data: 25 de Novembro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

Mais uma semana de trabalho…mais mil e uma aventuras e novas descobertas…mais inúmeros trabalhos realizados.
Ao longo da semana, procurámos continuar a desenvolver o nosso projecto, dando o nosso máximo em cada passo que tomávamos. Tudo começou na sexta-feira, quando, entre as 10h50 e as 11h40, nos encontrámos com a professora Patrícia, numa pequena reunião que tinha sido agendada no dia anterior. Durante o nosso diálogo, pedimos a colaboração da professora para o lançamento de um concurso, que consistia em construir ninhos e comedouros que seriam colocados dispersos por todo o colégio, com a finalidade de dar abrigo às aves, principalmente no Inverno, que, muitas vezes, visitam o nosso colégio.
A reunião decorreu sem qualquer problema e proporcionou-nos a concretização de mais um objectivo, na medida em que a professora se disponibilizou a integrar no seu plano de aulas (para o 8ºano) o concurso por nós proposto, visto que este vinha ao encontro de um dos temas leccionados na aula. O nosso encontro também nos permitiu receber diversos conselhos relativos à divulgação de todas as nossas actividades e sobre o melhor dia da semana para as realizar, de acordo com a disponibilidade do maior número de alunos possível.
No final da reunião, a professora incentivou-nos a participar no projecto eco-escolas, uma vez que este se encontrava relacionado com o nosso tema de trabalho e ainda nos sugeriu que participássemos num concurso dinamizado por esse projecto. Deste modo, terminámos o encontro inscritas neste projecto e a reflectir sobre a possibilidade de participar ou não neste concurso.
Na segunda-feira, fomos a uma reunião com o Senhor Director. Não tínhamos conhecimento de que o Senhor Director se encontrava deveras ansioso por receber notícias relativas ao progresso do nosso trabalho, pelo que decidimos marcar uma reunião para lhe satisfazer toda a curiosidade e podermos receber todas as suas preciosas ideias e conselhos. Antes de dar início à reunião, encontrámo-nos com a professora Madalena Silva, com o objectivo de conseguirmos alguma orientação e algumas sugestões do modo como deveríamos proceder enquanto fornecíamos todos os pormenores ao Senhor Director. Após o nosso pequeno diálogo, a professora acompanhou-nos à reunião, disponibilizando-se para nos auxiliar durante toda a sessão.
A reunião foi muito produtiva e dela resultaram inúmeras novas ideias. Porém, foi necessário alterar grande parte da nossa calendarização, na medida em que o Senhor Director demonstrou urgência em avançar com a alteração estética dos jardins do colégio. Ficámos um pouco surpreendidas e assustadas no início, pois não tínhamos conhecimento de todos os projectos que o Senhor Director tinha em mente e a premência que evidenciava em concretizá-los. O que nós pensávamos ser uma reunião de esclarecimento, tornou-se num encontro de alteração da calendarização de todo o projecto. Todas as pequenas coisas que pretendíamos modificar e revitalizar no colégio tornaram-se uma mudança radical da maioria dos canteiros do colégio que nunca pensáramos vir a concretizar.
No início, foi um pequeno choque, no entanto, começámos a visualizar um novo mundo, um colégio totalmente revitalizado e cheio de vida e isso deu-nos ânimo.
No final da reunião, ficara decidido que, no final do período, divulgaríamos todas as nossas ideias através de um esboço de todos os canteiros do colégio modificados e que os objectivos, que estávamos a desenvolver, seriam adiados para o final deste ano 2010, devido à urgência que possuíamos em iniciar e finalizar as novas ideias que tinham ficado estipuladas na reunião.
A partir destas novas ideias, organizámos toda a nossa aula de Área de Projecto. Logo no início da aula, após a professora ter fornecido, à turma, toda a informação que desejava, dirigimo-nos para o laboratório de ciências, a fim de aí instalar um software no computador, que nos permitiria obter os resultados provenientes da estação meteorológica que lá se encontrava.
Enquanto dois elementos do grupo procuravam instalar o programa, os outros dois elementos encontravam-se a planificar a composição dos canteiros, o que se verificou ser um trabalho moroso e de alguma dificuldade, uma vez que era necessária muita imaginação, ao mesmo tempo que tentávamos conciliar algo que se demonstrasse belo à vista e que seria possível concretizar, com base no terreno e na estrutura do próprio colégio.
Estas actividades ocuparam-nos quase todo o tempo de aula, contudo, ainda tivemos tempo para reflectir sobre a progressão do nosso trabalho, quais os objectivos que já tínhamos concretizado e o que deveria ser feito de seguida, tendo sempre em mente o grau de urgência das diversas actividades. Ainda distribuímos tarefas, a cada elemento do grupo, para realizar durante o fim-de-semana e sugerimos novas ideias para a estrutura e composição do portefólio.
De seguida, dirigimo-nos novamente à sala de aula e conversámos com a professora acerca dos diários de bordo por nós realizados até à data.
Com isto, terminou mais um dia de aula de Área de Projecto, mas o trabalho continuou e irá continuar até ao final do ano lectivo.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas


Ao longo desta semana, o grupo deparou-se com algumas dificuldades, nomeadamente ao nível da instalação do software da estação meteorológica, pois não conseguimos colocar o programa a funcionar, apesar de já estar todo instalado.
Outra das nossas maiores dificuldades foi na elaboração do esboço dos canteiros, uma vez que a criatividade e a imaginação nem sempre nos levavam para situações concretizáveis. Por vezes, sonhávamos alto de mais.
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O grupo decidiu reunir-se com a professora Patrícia e pedir a sua colaboração para a realização do concurso, de modo a podermos integrar mais alunos na realização do nosso projecto, sendo um dos nossos objectivos fazer a comunidade escolar sentir que faz parte dele.
A reunião com o Senhor Director Padre Ventura foi outro momento deveras importante, na medida em que a sua opinião e a sua vontade são imprescindíveis na elaboração do nosso projecto, auxiliando-nos, também, na concretização e organização do nosso trabalho.
Durante o tempo de aula, procedemos à instalação do software, visto que este era essencial para poder prosseguir com outro dos nossos objectivos, a análise do microclima do colégio, que teria de ser iniciada muito brevemente.
A realização do esboço da composição dos canteiros era outra das actividades de extrema importância e urgência, na medida em que teremos de apresentar a nossa sugestão ao Senhor Director, de modo a poder proceder à plantação de flores, arbustos e árvores, o mais depressa possível.
Durante a realização das diversas actividades, tivemos sempre em mente o desenvolvimento do nosso colégio e os interesses da comunidade e todas as nossas decisões foram baseadas nesses factores. Tudo foi seleccionado e cogitado com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.

_________________________________________________________________

Avaliação (quinzenal)

No decorrer das últimas semanas o grupo conseguiu, felizmente, cumprir os objectivos previstos, entre os quais dialogar com os professores de Ciências Naturais do 2º ciclo no que concerne a realização de actividades com os alunos, na semana cultural e no dia da árvore, e a cooperação com a professora Patrícia no projecto “Eco-escola”, através da organização de actividades relativas à construção de ninhos e de comedouros para aves e de plantação de árvores. Além disso, o grupo também progrediu relativamente à recolha de coordenadas e identificação das espécies, efectuou um preenchimento de fichas identificativas das mesmas (para posterior colocação dessa informação no mapa interactivo), actualizou o blogue, realizou um filme e instalou a estação meteorológica, entre outros; tudo quanto previsto. No entanto, no decorrer da semana passada os elementos do grupo foram surpreendidos pelo interesse que o director Padre Ventura demonstrou relativamente ao nosso projecto…
Após uma reunião com o director Padre Ventura e a professora Madalena, o grupo decidiu reorganizar as suas prioridades, de modo a dar primazia à elaboração de um plano de alteração dos espaços verdes do Colégio, com uma proposta das árvores e plantas herbáceas a plantar e quais os espécimes vegetais que seriam mais indicados remover do espaço do Colégio. Este plano, por nós efectuado, visa, portanto, tornar o Colégio mais agradável e alegre à vista, para que lhe seja possível deixar transparecer uma beleza mais natural. A urgência da efectuação desta proposta deve-se ao facto de o director se encontrar deveras interessado na plantação destas árvores ainda no Inverno, altura mais propícia para que tal ocorra, com o objectivo de o colégio se encontrar “renovado” no próximo ano lectivo! O interesse demonstrado pela direcção quanto ao projecto do nosso grupo levou a uma remodelação dos objectivos e alteração da calendarização, mas é, sem dúvida, algo de muito positivo, na medida em que ser-nos-á dada uma oportunidade de tornar o nosso projecto mais prático e real e, portanto, com um maior impacto na comunidade escolar.

_________________________________________________________________


Material utilizado


  • Computador portátil
  • Caderno de notas
  • CD de instalação do programa de estudo do microclima
  • Mapa do Colégio
  • Mapa elaborado pelos elementos do grupo onde estava assinalado o local das árvores
  • Protocolo experimental da análise da qualidade do ar
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • http://www.google.pt/images?hl=pt-pt&q=canteiros&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1024&bih=677
  • http://www.gettyimages.pt/?language=pt-PT&location=PRT

Sem comentários:

Enviar um comentário