domingo, 9 de janeiro de 2011

Diário de Bordo 14 - Aula nº 29 e 30

Data: 6 de Janeiro de 2011
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa


Um ano chega ao fim e outro surge logo no seu lugar… Um período lectivo atinge o seu fim, outro rapidamente começa e, com ele, o trabalho levanta voo, mais uma vez. No entanto, apesar da pausa de duas semanas entre estes dois períodos, o nosso trabalho não teve descanso.
Durante as tão desejadas férias do Natal, aproveitámos, para além de descansar, para adiantar o nosso projecto, que tanto necessitava do nosso carinho e dedicação, de modo a lhe permitirmos que voe cada vez mais alto.
Assim, além de fazermos as habituais tarefas, como o diário de bordo e os esquemas de aula, realizámos uma saída de campo, no dia 23 de Dezembro, ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, para, uma vez mais, nos encontrarmos com o Senhor Arménio, de modo a o colocarmos a par da evolução do nosso projecto e do nosso sonho. Durante este encontro, que a professora Madalena Silva fez o favor de acompanhar, foi possível mostrar alguns dos nossos esboços ao Senhor Arménio, ouvir alguns dos seus sábios conselhos e sugestões e, acima de tudo, marcar um dia para ele se poder deslocar ao colégio, de modo a fornecer-nos dados mais precisos sobre a plantação e identificação de espécies vegetais, o que só é conseguido quando se está em contacto directo com o tipo de terreno e com as diversas espécies a plantar.
Para além desta saída, ainda houve tempo para elaborar o relatório da visita e actualizar o blogue.
Iniciado o segundo período, uma nova fase do trabalho terá de ser executada com minúcia e dedicação.
O nosso primeiro passo foi realizado logo no primeiro dia de aulas. Na segunda-feira, tivemos um pequeno diálogo com o Senhor Director, onde o informámos relativamente à vinda do Senhor Arménio ao colégio (dia 15 de Janeiro) e o convidámos a estar presente e pedimos autorização para transportar a estação de análise do ar da ESTG para o colégio, de modo a ser possível proceder ao estudo da qualidade do ar que nos rodeia, todos os dias. Esta pequena reunião correu muito bem, tendo o Senhor Director autorizado o nosso pedido e aceitado acompanhar-nos durante a visita do Senhor Arménio, apesar de por pouco tempo.
Ainda na segunda-feira, marcámos uma nova saída de campo, para o dia 6 de Janeiro, mas, desta vez, à ESTG de Leiria, com a finalidade de nos informarmos sobre o estudo da qualidade do ar e sobre o funcionamento da estação móvel da análise da qualidade do ar da ESTG, que o Senhor Director da ESTG nos fez o favor de a emprestar, gratuitamente, durante uma semana. Contudo, tal visita teve de ser cancelada, na medida em que, nessa data, o Senhor Director da ESTG não estava disponível, tendo prometido informar-nos de uma nova data.
Na primeira aula do ano de 2011, demos início a essa segunda fase, começando por avaliar todo o trabalho por nós desenvolvido ao longo de todo o primeiro período, evidenciando tudo o que foi cumprido e tudo o que ficou por realizar, assim como organizámos e planificámos o projecto para o resto do segundo período lectivo.
Devido ao mau tempo que se verificou neste dia 6 de Janeiro, não foi possível realizar uma das nossas prioridades e que não tinha ficado concluída, anteriormente: a conclusão da determinação das coordenadas das diferentes espécies vegetais. Com a chuva intensa que se ouvia cair, era impensável realizar trabalho de campo, pelo que fomos confinadas à sala de aula, tendo de aí ficar, durante todo o tempo de aula.
Consequentemente, decidimos optar por avançar numa parte mais teórica do nosso projecto. Assim, enquanto um elemento pesquisava materiais de construção de placas identificativas e esboçava as respectivas placas (determinando forma, dimensão, determinação da informação a conter e material a usar), outro pesquisava material a usar na limpeza de estátuas e continuava a realização de um filme (que irá demonstrar a diferença de conhecimento sobre as plantas entre a comunidade escolar e algumas tribos), outro iniciava a elaboração do relatório final, onde estão referidas todas as actividades realizadas ao longo de todo o ano e elemento restante organizava todas as coordenadas determinadas até ao momento, de modo a facilitar a posterior identificação das espécies vegetais e a correspondência entre cada espécie e a respectiva coordenada.
Ainda durante o tempo de aula, foi possível proceder à actualização do blogue e, ainda, marcar uma data para um posterior diálogo com a professora Patrícia, relativo à elaboração de ninhos e comedouros (actividade realizada pelos alunos do 7ºano).
Por fim, é de referir que, apesar de todos os contratempos que se nos colocaram no caminho, não baixamos os braços, tendo dado muitos outros passos na evolução do nosso projecto.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Durante a aula, o grupo deparou-se com algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito à determinação das coordenadas, pois estávamos perante um dia muito chuvoso, que não nos permitiu ir para a rua realizar o nosso trabalho. Deste modo, tivemos de permanecer na sala de aula e adiantar outros pequenos projectos.
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O grupo decidiu proceder à pesquisa de materiais de limpeza de estátuas e de construção de placas identificativas, na medida em que tal é necessário para concretizar os nossos objectivos e passar à prática.
Por outro lado, decidimos organizar todas as coordenadas determinadas até ao momento, de moda a que fosse mais fácil identificar, posteriormente, as diversas espécies vegetais existentes.
Ainda nesta aula, iniciámos a elaboração do relatório final, uma vez que, devido à extensão do nosso projecto e às diversas actividades práticas, começava a ser aglomerada uma grande quantidade de acções, pelo que é necessário iniciar a sua enumeração.
Todas as nossas actividades e projectos são realizados com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.

_________________________________________________________________

Avaliação (quinzenal)


Ao longo destas últimas semanas, onde se inserem as férias de fim do primeiro período, o grupo não baixou os braços, continuando a dar, a pouco e pouco, vida ao seu projecto.
Foram executadas actividades tanto práticas, como teóricas e realizada uma nova saída de campo ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
O plano inicial de remodelação dos canteiros do colégio, realizado nas anteriores semanas, foi aprovado pelo Senhor Director e, imediatamente, metemos mãos à obra, indo em busca de espécies que se poderiam adaptar ao ambiente do nosso colégio e entrando em contacto com o Senhor Arménio (colector do Jardim Botânico), de modo a termos acesso às sugestões e ajuda de um profissional. Com toda a dedicação, rigor e cuidado, lançámo-nos no novo caminho que surgira para a concretização do nosso sonho.
Relativamente aos concursos, todos eles foram lançados, desafiando os alunos para uma competição saudável e ambicionando com uma grande adesão por parte dos alunos. Destacamos o concurso do tanque, que fora anunciado durante a última semana de aulas.
A determinação das coordenadas das diversas espécies vegetais continuou, com todo o rigor e paciência que tal actividade requer e tentando terminar a tempo do fim do primeiro período. Porém, tal não foi possível, consequência do grande número de árvores que se encontram no colégio.
Mas não nos deixamos ir abaixo. Continuámos de cabeça erguida e começámos a planear a nossa actividade de análise da qualidade do ar. Este pequeno objectivo foi concluído com sucesso, na medida em que nos foi solicitada a estação móvel de estudo da qualidade do ar da ESTG de Leiria, gratuitamente, durante uma semana, o que revelou ser mais uma vitória que nos deixou felizes e com forças para avançar.
Ainda nestas últimas semanas, realizámos mais uma saída de campo, que nos permitiu colorir um pouco mais o nosso trabalho.
Temos sempre procurado avançar no nosso projecto e cumprir cada vez mais objectivos, sempre com todo o rigor, cuidado, esforço, dedicação e fascínio. Foi o que se verificou ao longo destas semanas e que esperamos continuar a verificar-se.
Todo o trabalho realizado conta com o empenho, dedicação e esforço de todos os elementos do grupo e esperamos continuar com o bom trabalho de equipa que sempre demonstramos, que tornaram tudo isto possível e permitem continuar a avançar, dando, todos os dias, mais um passo a caminho da meta.
Sempre com o olhar posto no passo seguinte, temos trabalhado de forma a não só satisfazer os nossos objectivos, como também os que julgamos serem os de toda a comunidade.

_________________________________________________________________


Material utilizado


  • Computador portátil
  • Caderno de notas
  • Ficha com as coordenadas
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • http://www.gettyimages.pt/?language=pt-PT&location=PRT
  • http://www.adistanciadeumolhar.blogspot.com/
  • http://relogios-para-sites-e-blogs.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário