Um ano chega ao fim e outro surge logo no seu lugar… Um período lectivo atinge o seu fim, outro rapidamente começa e, com ele, o trabalho levanta voo, mais uma vez. No entanto, apesar da pausa de duas semanas entre estes dois períodos, o nosso trabalho não teve descanso. Durante as tão desejadas férias do Natal, aproveitámos, para além de descansar, para adiantar o nosso projecto, que tanto necessitava do nosso carinho e dedicação, de modo a lhe permitirmos que voe cada vez mais alto. Assim, além de fazermos as habituais tarefas, como o diário de bordo e os esquemas de aula, realizámos uma saída de campo, no dia 23 de Dezembro, ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, para, uma vez mais, nos encontrarmos com o Senhor Arménio, de modo a o colocarmos a par da evolução do nosso projecto e do nosso sonho. Durante este encontro, que a professora Madalena Silva fez o favor de acompanhar, foi possível mostrar alguns dos nossos esboços ao Senhor Arménio, ouvir alguns dos seus sábios conselhos e sugestões e, acima de tudo, marcar um dia para ele se poder deslocar ao colégio, de modo a fornecer-nos dados mais precisos sobre a plantação e identificação de espécies vegetais, o que só é conseguido quando se está em contacto directo com o tipo de terreno e com as diversas espécies a plantar. Para além desta saída, ainda houve tempo para elaborar o relatório da visita e actualizar o blogue. Iniciado o segundo período, uma nova fase do trabalho terá de ser executada com minúcia e dedicação. O nosso primeiro passo foi realizado logo no primeiro dia de aulas. Na segunda-feira, tivemos um pequeno diálogo com o Senhor Director, onde o informámos relativamente à vinda do Senhor Arménio ao colégio (dia 15 de Janeiro) e o convidámos a estar presente e pedimos autorização para transportar a estação de análise do ar da ESTG para o colégio, de modo a ser possível proceder ao estudo da qualidade do ar que nos rodeia, todos os dias. Esta pequena reunião correu muito bem, tendo o Senhor Director autorizado o nosso pedido e aceitado acompanhar-nos durante a visita do Senhor Arménio, apesar de por pouco tempo. Ainda na segunda-feira, marcámos uma nova saída de campo, para o dia 6 de Janeiro, mas, desta vez, à ESTG de Leiria, com a finalidade de nos informarmos sobre o estudo da qualidade do ar e sobre o funcionamento da estação móvel da análise da qualidade do ar da ESTG, que o Senhor Director da ESTG nos fez o favor de a emprestar, gratuitamente, durante uma semana. Contudo, tal visita teve de ser cancelada, na medida em que, nessa data, o Senhor Director da ESTG não estava disponível, tendo prometido informar-nos de uma nova data. Na primeira aula do ano de 2011, demos início a essa segunda fase, começando por avaliar todo o trabalho por nós desenvolvido ao longo de todo o primeiro período, evidenciando tudo o que foi cumprido e tudo o que ficou por realizar, assim como organizámos e planificámos o projecto para o resto do segundo período lectivo. Devido ao mau tempo que se verificou neste dia 6 de Janeiro, não foi possível realizar uma das nossas prioridades e que não tinha ficado concluída, anteriormente: a conclusão da determinação das coordenadas das diferentes espécies vegetais. Com a chuva intensa que se ouvia cair, era impensável realizar trabalho de campo, pelo que fomos confinadas à sala de aula, tendo de aí ficar, durante todo o tempo de aula. Consequentemente, decidimos optar por avançar numa parte mais teórica do nosso projecto. Assim, enquanto um elemento pesquisava materiais de construção de placas identificativas e esboçava as respectivas placas (determinando forma, dimensão, determinação da informação a conter e material a usar), outro pesquisava material a usar na limpeza de estátuas e continuava a realização de um filme (que irá demonstrar a diferença de conhecimento sobre as plantas entre a comunidade escolar e algumas tribos), outro iniciava a elaboração do relatório final, onde estão referidas todas as actividades realizadas ao longo de todo o ano e elemento restante organizava todas as coordenadas determinadas até ao momento, de modo a facilitar a posterior identificação das espécies vegetais e a correspondência entre cada espécie e a respectiva coordenada. Ainda durante o tempo de aula, foi possível proceder à actualização do blogue e, ainda, marcar uma data para um posterior diálogo com a professora Patrícia, relativo à elaboração de ninhos e comedouros (actividade realizada pelos alunos do 7ºano). |
Sem comentários:
Enviar um comentário