domingo, 30 de janeiro de 2011

Diário de Bordo 16 - Aula nº 33 e 34

Data: 20 de Janeiro de 2011
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa


No decorrer desta semana, o grupo realizou algumas actividades, anteriormente planeadas, de modo a prosseguir com o projecto.
No passado sábado, 15 de Janeiro, tivemos o prazer de passar a manhã em pleno território do Colégio de São Miguel na companhia do Sr. Arménio, do nosso director, Pe Ventura, da Prof. Madalena Silva e do Prof. Álvaro Madureira. Com este dia, queríamos mostrar ao Sr. Arménio o nosso projecto para os canteiros do colégio e pedir que nos identificasse algumas árvores.
Ao logo desta manhã, conseguimos diversas coisas: identificar árvores; decidir que árvores seriam melhor para ficar em determinados locais (tanto no âmbito da estética como na base do estudo do solo); decidir o que deveríamos cortar e como as cortar…
Ao longo da visita, o Sr. Arménio disponibilizou-se para nos dar “pezinhos” de plantas que seriam raras de encontrar.
Ontem, 19 de Janeiro, reencontramo-nos com o grupo de alunas do 7º ano que estão a realizar os comedouros e os bebedouros. Foi, de novo, uma aventura com tintas e pincéis. No entanto, está quase tudo concluído para o dia 9 de Fevereiro. De modo a promover este dia, realizámos o cartaz “ECO-DIA” e contactámos o professor Rui Parreira, de modo a que uma notícia concerne este dia fosse transmitida nos televisores, nos corredores do colégio.
No decorrer da aula, conseguimos, finalmente, finalizar as coordenadas das árvores existentes no colégio. Deste modo, já podemos avançar com o nosso mapa interactivo.
Ainda no decorrer desta aula, estabelecemos datas limites para a realização das tarefas que queríamos realizar, para prosseguir com o projecto dos canteiros do colégio, organizámos a lista de plantas que queríamos solicitar ao Sr. Arménio e ao Pe Ventura e, por fim, realizámos os esboços dos canteiros com as novas propostas pelo Sr. Arménio.
Ao longo desta aula, tivemos um pequeno imprevisto: tínhamos planeado uma reunião com o Sr. Director que, no entanto, esta teve que ser adiada.
Com isto terminou mais uma produtiva semana e uma aula de Área de Projecto.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo desta semana, o grupo deparou-se com algumas dificuldades, nomeadamente ao nível da escrita em latim dos nomes das espécies de árvores.
De resto, correu conforme o esperado e o pretendido.
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

Durante a realização das diversas actividades, tivemos sempre em mente o desenvolvimento do nosso colégio e os interesses da comunidade e todas as nossas decisões foram baseadas nesses factores. Tudo foi seleccionado e cogitado com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.

_________________________________________________________________

Avaliação (quinzenal)


Durante estas 2 últimas semanas, houve coisas que correram bem e outras que correram menos bem.
Na semana passada, fomos fazer uma visita à ESTG, em Leiria, onde obtivemos uma resposta positiva, relativamente ao empréstimo da estação móvel da análise da qualidade do ar, e onde pudemos aprofundar os nossos conhecimentos em relação à roulotte. Para além disso, conseguimos obter uma agradável reunião com o Director da ESTG, que nos recebeu muito bem e mostrou um vivo interesse, tanto pelo nosso projecto, como pelo nosso futuro profissional.
Durante esta semana, sentimos dificuldades apenas na visita do Sr. Arménio, uma vez que era difícil “acompanhar” o que ele nos dizia, principalmente com os nomes científicos das espécies vegetais. Podemos assim dizer, que sentimos falta de aulas de latim... De resto a visita correu positivamente, pois conseguimos avançar no projecto.
O grupo alcançou mais um objectivo, esta semana: as coordenadas das árvores. Concluir este objectivo foi bastante positivo, uma vez que era um trabalho bastante exigente, no entanto, vital pois necessitaríamos das coordenadas para prosseguir no nosso mapa interactivo.
Para além destas actividades conseguimos iniciar e quase concluir a nossa actividade com o grupo de alunas do 7º ano em relação aos comedouros e bebedouros.

_________________________________________________________________


Material utilizado


  • Computador portátil
  • Caderno de notas
  • Ficha com as coordenadas
  • GPS
  • Mapa do colégio
  • Mapa elaborado pelos elementos do grupo onde estava assinalado o local das árvores
  • Folhas brancas.
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410

Sem comentários:

Enviar um comentário