Esta última semana veio a revelar-se uma grande festa, cheia de desafios, jogos, alegrias, risos, música, rebuçados e muita brincadeira… Mas, claro, também cheia de suor, desespero, ansiedade e todas as desilusões e dores que provêm da organização de uma actividade. Porém, o que é um pouquinho de trabalho quando o resultado agrada e diverte tantas pessoas? O que é um pouco de suor quando podemos colocar um riso nas faces de cada um? O que é um pouco de desespero quando podemos fazer a diferença e ajudar os mais novos, de uma forma cheia de entretenimento, em algo importante? A resposta é simples… Ao ver o resultado, tudo aquilo por que passamos não passa de uma mera recordação sem importância, pois saber que fizemos a diferença e que podemos ajudar outros elimina qualquer mazela. No entanto, até o trabalho árduo se tornou divertido, com muita brincadeira e palhaçadas. Ao longo das últimas semanas, as meninas do 7ºano tinham andado a construir ninhos e comedouros e nós, juntamente com a professora Patrícia, tínhamos andado a planear toda a actividade que se realizou no dia 9 de Fevereiro, passada Quarta-feira. Durante toda a semana, dedicámo-nos a fazer os preparativos para o grande dia. Pusemos a nossa criatividade a funcionar, tentando encontrar actividades, jogos e algo que cativasse os mais novos. Para tal, convidámos algumas pessoas a cantar, porém apenas a Cathy, do 12ºA, nos deu a honra da sua presença e a satisfação de ouvir a sua voz melodiosa; decidimos lançar o desafio, aos mais novos, de colocar os ninhos e os comedouros nas árvores, onde, para tal, teriam de ir à procura dos números, que se encontravam nas árvores, correspondentes aos seus comedouros; e criámos trevos, onde cada turma do 5º ao 9º ano escreveu uma frase sobre o ambiente, com a assinatura de todos os alunos. O dia 9 de Fevereiro chegou finalmente e todo o “palco” teria de ser montado. Para isto ser possível, as professoras Sónia Agostinho e Helena Sequeira tiveram a simpatia de nos deixar sair um pouco mais cedo da aula, de modo a podermos ter tudo pronto a tempo da actividade, com início marcado para as 13H30. E de uma importância vital também foi a participação dos alunos do 12ºA na “montagem do palco”, pelo que estamos muito agradecidas, pois, sem eles, não teria sido possível concretizar os nossos objectivos. O relógio assinalava as 13h30 quando a actividade começou. Foi uma hora cheia de alegria, divertimento, música, muito riso e muitos bombons que correu muito bem, apenas com um ou outro percalço sem relevância. Às 14h30, tudo estava terminado, mas tão cedo esta actividade não seria esquecida, pois, todos os dias, os alunos irão deparar-se com os frutos deste dia (os ninhos e os comedouros que “espreitam” pelas árvores). Apesar de o eco-dia ter terminado, o nosso projecto ainda está longe de atingir um fim, pelo que pusemos mãos à obra e continuámos a realizar mais tarefas essenciais ao nosso trabalho. Durante a aula desta quinta-feira, o grupo dividiu, mais uma vez, tarefas por todos os elementos. Um elemento terminou a identificação das árvores a podar e a cortar com as fitas de plástico e seleccionou algumas espécies para encomendar; outro elemento dedicou-se à realização de um protótipo para as placas identificativas, assim como à contagem do número de placas necessárias e também contribuiu na identificação das árvores a podar e a cortar; outro elemento realizou os novos esboços e seleccionou as plantas a encomendar; e, por fim, outro elemento também se dedicou à elaboração dos novos esboços, assim como à selecção e contagem do tipo e número de espécies a encomendar, para plantação. Ao longo da aula, para além de serem realizadas todas estas actividades, ainda foi possível dialogar com a Professora Patrícia, a Professora Madalena Silva, o Senhor Director e o Senhor Director Pedagógico sobre diferentes assuntos relativos ao nosso projecto. Com um cansaço gostoso no corpo por mais um dia muito produtivo, terminou mais uma aula de Área de Projecto e desvendaram-se novos desafios a superar. |
|
|
|
|
|
|
_________________________________________________________________
Ao longo desta semana, deparámo-nos com diversos obstáculos, nomeadamente no que diz respeito à organização do Eco-dia, na medida em que não houve muito tempo para preparar as diversas coisas. Ainda relativamente a este assunto, foi complicado arranjar pessoas dispostas a entreter a actividade, assim como inventar actividades engraçadas e que apelassem à participação dos mais novos. Por outro lado, tornou-se um pouco difícil proceder à contagem das diversas espécies vegetais que é necessário pedir ou comprar, devido ao seu elevado número e diversidade. |
No entanto, por fim, todos estes obstáculos acabaram por ser ultrapassados. |
|
|
_________________________________________________________________ Justificação das decisões tomadas
No dia 9 de Fevereiro, decidimos, juntamente com a professora Patrícia, realizar actividades relacionadas com o projecto Eco-Escolas e que divulgassem o nosso projecto à comunidade escolar, de modo a entreter os mais novos e a auxiliá-los de uma forma divertida, a estar em contacto com a Natureza e a cuidar dela, assim como dos seus habitantes, daí a colocação de ninhos e comedouros nas árvores e a escrita de frases sobre o ambiente em trevos de cartolina (símbolo da Eco-Escola). Relativamente à realização dos novos esboços dos canteiros, assim como à contabilização das espécies vegetais a encomendar, decidimos dar-lhes uma maior importância, devido à urgência em executar tais tarefas, pois o tempo ideal para a plantação aproxima-se a passos largos. |
Durante a realização das diversas actividades, tivemos sempre em mente o desenvolvimento do nosso colégio e os interesses da comunidade e todas as nossas decisões foram baseadas nesses factores. Tudo foi seleccionado e cogitado com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável. |
|
|
|
|
|
_________________________________________________________________
No decorrer das duas últimas semanas foi possível avançar, de um modo notório, na concretização de um dos principais objectivos do nosso trabalho, que consiste na alteração do aspecto dos canteiros do colégio de S. Miguel. Tal foi possível através da realização dos esboços de planificação dos canteiros, agora mais específicos e completos, em que figurava objectivamente o local e espécies de árvores que nos dispúnhamos a plantar. O grupo procedeu também a uma cuidadosa contabilização do número de espécimes de árvores a plantar, de modo a saber quais deveria encomendar, quer no viveiro de S. Jorge, quer a partir do Jardim Botânico de Coimbra.
Além disso, esse mesmo objectivo começou a materializar-se no corte de árvores (por nós sugerido e marcado através de fitas coloridas) e poda de algumas plantas, de modo a embelezar o espaço do colégio e melhorar a qualidade e bem-estar do mesmo, nomeadamente no que toca ao aumento de luminosidade nos corredores, que se verificou quase instantaneamente após o corte dos espécimes. Por outro lado, os elementos do grupo avançaram também no que refere ao objectivo da realização de placas, quer através da elaboração de protótipos em cartão, quer mediante a escolha dos espécimes que em que iria, efectivamente, ser colocada uma placa. Por fim, no passado dia 9 de Fevereiro, o culminar do trabalho realizado durante várias semanas (em que o grupo se reuniu com a professora Patrícia e as suas alunas nas horas de almoço) substanciou-se no Eco-dia, com muitas actividades (música, plantação de uma árvore, colocação de ninhos e comedouros, etc.) que cativaram os alunos mais novos e apelaram para a importância do ambiente e para a beleza e biodiversidade do Colégio e que constitui, aliás, um dos principais objectivos do nosso projecto. Concluindo, estes quinze dias foram deveras produtivos e o grupo conseguiu unir-se e dividir as tarefas equitativamente, de modo a trabalhar em conjunto na concretização de todos os nossos objectivos! |
|
|
|
_________________________________________________________________
- Computador portátil
- Caderno de notas
- Folhas brancas
- Tesouras
- Cola
- Cartão
- Sacos de plástico
- Mapa do colégio
- Mapa elaborado pelos elementos do grupo onde estava assinalado o local das árvores
- Esboços realizados pelos elementos do grupo, onde figuravam os conselhos e sugestões do Senhor Arménio
_________________________________________________________________ - Os dados recolhidos aquando da visita do Senhor Arménio.
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário