Ao longo desta semana, o grupo procurou dedicar especial atenção ao objectivo relativo à planificação dos espaços verdes do Colégio. Deste modo, os elementos do grupo reuniram-se com o Director Padre Ventura e a professora Madalena Silva segunda-feira, dia 31 de Janeiro. Nessa reunião foram abordados vários pontos concerne o que até então havia sido realizado: foram analisados os planos/esboços realizados pelos elementos do grupo relativamente às alterações a executar em cada canteiro e o corte de árvores, segundo as informações cedidas pelo Senhor Arménio; foi também tido em consideração a quantidade de espécies a plantar num nível posterior, ou seja, as espécies que seria preciso encomendar ou, por um lado, por um pedido ao Jardim Botânico, que poderia ceder uma ou outra espécie de árvore ou, por outro lado, por uma encomenda de árvores nos Viveiros de S. Jorge; por fim, foi analisada a calendarização das várias actividades relacionadas com a planificação dos espaços exteriores do Colégio S. Miguel (data relativa ao corte de árvores, à encomenda de novos espécimes vegetais e à plantação das árvores). Assim sendo, no final desta reunião ficou o compromisso por parte do grupo para a realização de novos esboços dos canteiros, em que nestes fizesse parte não só a opinião do Sr. Arménio, mas também a nossa proposta objectiva e exacta relativa ao aspecto e à alteração dos canteiros, com o local exacto das novas árvores a plantar, assim como as espécies por nós escolhidas, etc. No decorrer da hora de almoço de quarta-feira desta semana, dia 2 de Fevereiro, no âmbito do projecto eco-escola, o grupo fez a habitual visita à professora Patrícia e às suas alunas, que continuavam na sua tarefa de execução de comedouros, muito bonitos, por sinal! Nesta hora de almoço, a professora Patrícia pediu a nossa colaboração relativamente à elaboração de trevos em cartolinas coloridas (uma vez que esse é o símbolo do projecto Eco-escola) e a sua distribuição pelas várias turmas do 2º e 3º ciclo. Assim, cada turma iria escrever simbolicamente uma mensagem em cada trevo, sendo que esse mesmo iria ser pendurado numa “torre” de metal. Além disso, de modo a dinamizar o próximo dia 9 de Fevereiro, a professora Patrícia e todas nós, convidámos várias alunas do colégio para cantarem e tocarem flauta no decorrer da hora de almoço! Assim, aquando a colocação de ninhos e comedouros, haveria também um apelo à presença dos vários elementos da comunidade escolar! Já durante o período de aula de quinta-feira, de modo a aproveitar o pouco tempo de aula que o grupo tinha disponível, houve uma distribuição de tarefas. Enquanto dois elementos dedicaram o seu tempo ao desenvolvimento do projecto Eco-escolas, as outras duas alunas focalizaram os seus esforços no objectivo relativo à planificação dos espaços exteriores. Assim sendo, dois elementos cortaram fitas para colocar à volta dos troncos das árvores (com a função de indicar as árvores a podar e a cortar), elaboraram trevos e, por fim, distribuíram-nos pelas diversas turmas do 2º e 3º ciclo, ao mesmo tempo que informavam os alunos relativamente aos objectivos do nosso projecto, em geral, e do que iria ser realizado dia 3 de Fevereiro, em particular. Deste modo, foi dado a conhecer aos alunos do Colégio um pouco mais acerca do nosso projecto e, esperemos nós, foi feito, uma vez mais, o tão necessário apelo ao respeito pelo ambiente! Concomitantemente, as duas alunas restantes debruçaram-se sobre a árdua tarefa de realizar os esboços em que estariam presentes, de modo detalhado, todas as propostas de alteração dos canteiros. Para tal, os dois elementos dirigiram-se ao exterior, e então, “in loco”, através da comparação das opiniões do Sr. Arménio e algumas considerações do senhor director, assim como uma pitada de opinião pessoal, foi possível traçar esboços concretos das alterações a executar. Foram consideradas as árvores e arbustos a retirar e as que haveriam de ser colocadas, sempre tendo em conta o melhor para a escola a nível estético e biológico! No entanto, devido à falta de tempo e à extensão da tarefa que nos fora requestada, este objectivo encontra-se por realizar. Houve, no entanto, definitivamente um avanço concerne a realização deste ponto. Por fim, estes dois elementos aproveitaram o facto de já se encontrarem no espaço exterior para marcarem as árvores a cortar e a podar, com as fitas anteriormente elaboradas. No decorrer do pouco tempo de aula que restou, o grupo alterou o esboço das placas a colocar nas árvores, além de ter começado o processo de selecção das árvores que iria identificar com essas mesmas placas. Isto deve-se ao facto de, no mesmo canteiro, existirem várias árvores da mesma espécie, pelo que seria desnecessário e até mesmo um gasto de recursos sem utilidade, se fossem realizadas placas para todos os espécimes vegetais do colégio. |
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O grupo enfrentou algumas dificuldades aquando a realização dos esboços dos canteiros. Tal deveu-se ao facto de, apesar de os esboços com as sugestões do Sr. Arménio estarem já realizados, a tarefa de escolha das melhores árvores e arbustos a cortar e plantar apresentar-se árdua. Para tal, é necessária uma visão muito prática relativamente ao tamanho e aspecto que as árvores apresentarão, a médio e longo prazo, e não somente no momento da plantação. No entanto, com esforço e perseverança, os elementos do grupo conseguiram trabalhar num todo, de modo a avançar no processo de concretização deste objectivo! Por este motivo e devido à falta de tempo, o grupo teve de adiar a próxima reunião que ficara agendada com o Director Padre Ventura, de modo a assegurar que, no momento em que os elementos se encontrassem de novo com o director, o trabalho estivesse já realizado. |
Houve também dificuldades aquando a distribuição dos trevos pelas várias turmas do 2º e 3º ciclo, uma vez que algumas se encontravam a realizar provas de avaliação ou no pavilhão desportivo. De modo a contornar esta dificuldade, os elementos do grupo irão distribuir os restantes trevos numa data mais apropriada._________________________________________________________________ Justificação das decisões tomadas
Aquando a realização dos esboços, inicialmente os dois elementos que se haviam dedicado a esta tarefa encontravam-se no espaço de aula. Mas, uma vez que se começou a efectuar esta tarefa, tornou-se evidente a necessidade de realização dos esboços nos próprios espaços exteriores, de modo a ter uma visão concreta e real do que o grupo se propunha a alterar. |
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- Caderno de notas
- Máquina Fotográfica
- Computador portátil
- Mapa do colégio
- Mapa elaborado pelos elementos do grupo onde estava assinalado o local das árvores
- Esboços realizados pelos elementos do grupo, onde figuravam os conselhos e sugestões do Sr. Arménio
- Folhas brancas
- Tesouras
- Cartolinas
- Sacos de plástico
_________________________________________________________________ - Os dados recolhidos aquando da visita do Senhor Arménio.
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