sexta-feira, 4 de março de 2011

Diário de Bordo 20 - Aula nº 41 e 42

Data: 24 de Fevereiro de 2011
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa


Durante esta semana, o grupo procurou adiantar o projecto, com reuniões e conversas informais com diversos colaboradores.
Como já é usual, dividimo-nos em dois grupos de modo a realizar os objectivos que se tinham planeado para a aula desta semana. Duas pessoas, através de chamada telefónica, entraram em contacto com o Senhor Arménio, colector do jardim botânico de Coimbra, para que este nos pudesse aconselhar em relação à contratação de um jardineiro, para que este nos auxiliasse na preparação dos terrenos, de modo a terem as condições ideais para a plantação das espécies vegetais. É necessário que se prepare o solo para a plantação das novas plantas, uma vez que estas provêm de viveiros/estufa, o que indica que são bastante sensíveis e, ao depararem-se com terrenos bruscos e fortes como os que presenciamos no nosso colégio, elas eventualmente acabariam por morrer. Ao conversarmos com o Senhor Arménio, ele aconselhou-nos que, se não tivéssemos ninguém que conseguisse fazer esse trabalho, então seria melhor contratar um jardineiro profissional para o fazer. Enquanto duas entraram em contacto com o senhor Arménio, os restantes elementos do grupo prosseguiram com a organização do projecto e a realização de várias fichas identificativas.
Após a conversa com o Senhor Arménio, dirigimo-nos todas ao jardim do 9º ano, ao encontro do Senhor Armando, uma vez que precisávamos de nos informar em relação às placas identificativas. Durante o diálogo com o Senhor Armando, encontrávamo-nos na presença do Senhor Director e da professora Madalena Silva, que nos ajudaram a discutir sobre a melhor via para a renovação daquele canteiro. Para grande surpresa nossa (e alegria), a professora Carla Luís, num momento de curiosidade perante o que nos encontrávamos a realizar, decide participar no projecto partilhando a sua criatividade e imaginação para melhorar a estética do espaço.
De seguida, dividimo-nos em grupos de dois, outra vez. Um grupo dirigiu-se à sala de aula, de modo a prosseguir com a planificação do site interactivo e com a realização de fichas identificativas; o outro grupo rumou em direcção ao laboratório de meteorologia, para recolher os dados da estação meteorológica.
Quando o grupo se reuniu todo na sala de aula, com a excitação à flor da pele, decidiu começar as limpezas ao canteiro, começando no jardim do 9ºano, pois será este canteiro que iremos usar como modelo para as remodelações futuras. No entanto, o que o grupo não estava à espera era que fosse tão cansativo e demorado como foi.
E assim se passou mais uma semana em prol do nosso projecto.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

No decorrer desta semana, o projecto não revelou muitas dificuldades/dúvidas. Apenas o grupo se deparou com o dilema de puder usar o cascalho/carrasca de pinheiro nos canteiros, pois, apesar de esteticamente ficar bonito, existem pessoas, ou porque querem uma nova brincadeira ou por serem inconscientes, poderão utilizar o cascalho de uma maneira que se considera incorrecta e que poderá provocar danos.
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O nosso grupo decidiu escolher o jardim do 9ºano como canteiro modelo, uma vez que, se a remodelação fosse bem sucedida, iria ser bem sucedida nos outros canteiros, pois este jardim (do 9ºano) contém todos os tipos de alterações que queremos realizar.

_________________________________________________________________

Avaliação (quinzenal)

Ao longo destas duas semanas, muitas decisões foram tomadas que fizeram o nosso projecto atingir o pré-desenlace da história do nosso trabalho anual.

A identificação das espécies de árvores, dadas pelo Sr. Arménio, com as coordenadas das mesmas, fora terminada e entrámos numa fase mais concreta, mais prática, a da preparação da plantação. Começamos por limpar os solos, para que posteriormente estes sejam preparados com adubos, húmus e terra apropriada e plantados com as plantas propostas, sendo, de seguida, “decorados” com cascalho e areão grosso.
Todo o trabalho em torno da plantação está a decorrer com o maior rigor, para que as plantas, depois de plantadas, consigam adaptar-se e crescer com sucesso. Para isso, temos pedido opinião a diversas pessoas sobre o melhor modo de proceder.
Além deste trabalho, as placas também já estão a ser feitas, pelo Sr. Armando, que serão posteriormente pintadas por nós, com os nomes das respectivas espécies e posteriormente colocadas em árvores.
Estando nós já a caminhar para o culminar deste período, começamos também a organizar o peddy papper, em pareceria com o grupo Eco-Escolas, a realizar na semana cultural. Esta actividade tem como fim motivar as crianças a conhecer e respeitar o ambiente. Os alunos seleccionados para a realização desta actividade serão do 5º ano e terão que responder, ao longo do percurso, a várias perguntas relacionadas com o ambiente.
O projecto do tanque já conta com a participação de uma aluna, tendo-nos já entrego o seu projecto para o concurso. O nosso objectivo é realiza-lo após a plantação das plantas, dependendo esse facto da duração da finalização desta.
Como sempre, conseguimos atingir os nossos objectivos, apesar de termos levado um pequeno travão na plantação das árvores, uma vez que esta está condicionada por diversos factores, dos quais nós não estávamos conscientes. 

_________________________________________________________________


Material utilizado

  • Computador portátil
  • Caderno de notas
  • Material de limpeza de canteiros
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ameixeira
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Populus_alba

Sem comentários:

Enviar um comentário