sexta-feira, 4 de março de 2011

Diário de Bordo 21 - Aula nº 43 e 44

Data: 3 de Março de 2011
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

No decorrer da semana, o grupo dialogou com a professora Patrícia, de modo a planear a actividade de peddy paper, no âmbito do projecto Eco-escolas e a realizar no decorrer da semana cultural. Uma vez combinados alguns dos pormenores mais importantes, o grupo dirigiu-se ao professor Neves, para que nos fosse possível agendar o melhor dia para a realização desta actividade. Após alguma deliberação, e tendo em conta o horário dos alunos do 5º ano, o dia marcado foi 7 de Abril (quinta-feira).
De modo a maximizar o aproveitamento do tempo de aula, os elementos do grupo dividiram-se aos pares. Deste modo, os primeiros dois elementos planearam em conjunto as actividades a realizar dia 7 de Abril, durante a realização do Peddy Paper. O passatempo desse dia será constituído por inúmeras actividades e questões que, complementadas com o tempo que a equipa demorou a percorrer o trajecto, irão determinar o grupo de alunos vencedor! Além disso, ficou acordado que o peddy paper terá o título de “À procura do tesouro na Natureza”, o que remete não só para o objectivo do jogo, que é o de aprender acerca da Natureza e biodiversidade do Colégio (fomentado pelas questões relativas ao conhecimento geral do ambiente), como também para o prémio – o tesouro – que a equipa vencedora receberá. Deste modo, esperamos estimular o interesse pela Natureza, em geral, e pelo Colégio, em particular.
Concomitantemente à tarefa de planeamento do dia 7 de Abril, os restantes dois elementos do grupo dirigiram-se ao Sr. Armando, de modo a assegurar que a realização das placas identificativas estava, com efeito, a ser realizada. Assim, o Sr. Armando informou que iria acabar as placas brevemente, de modo a que os elementos do grupo pudessem pintar as letras com tintas específicas. Além disso, o Sr. Armando disponibilizou-se prontamente para cavar a vala (no canteiro perto da direcção) onde o grupo irá posteriormente plantar uma árvore. Esse canteiro irá ser o “canteiro-prova”, sendo que nele irão ser realizadas as alterações que, se correrem como planeadas, serão aplicadas também aos outros canteiros e espaços verdes do Colégio. Por fim, o Sr. Armando disponibilizou-se a dialogar com o Sr. Maia, de modo a que este procurasse alunos interessados em ajudar a limpar e requalificar os canteiros!
Relativamente ao objectivo de limpeza e pintura dos tanques, o grupo deliberou acerca dos trabalhos a serem escolhidos para a realização do mesmo. Além disso, os elementos do grupo consideraram se seria melhor a realização da pintura das ilustrações lateralmente ou no fundo do tanque. De modo a que fosse possível obter esclarecimento relativamente ao assunto, os dois elementos do grupo dirigiram-se ao Senhor Director Padre Ventura. Este declarou que o Colégio poderia acarretar as despesas da actividade e afirmou que gostaria que, em primeiro lugar, o grupo falasse com as professoras de Artes, de modo a que estas dessem a sua opinião relativamente à qualidade dos desenhos e se seria melhor realizar a sua pintura nas paredes laterais ou no fundo do tanque.
Assim, houve ainda tempo para a realização de fichas identificativas de algumas espécies e a continuação da limpeza do “canteiro-prova”, que se apresentava sujo com folhas e ramos.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

O grupo enfrentou dificuldades quando se apercebeu que, caso as gravuras fossem pintadas no fundo do tanque, devido ao “verdete” que nele existe, não se iria notar o que fora pintado. Para que fosse possível eliminar a coloração verde da água dos tanques, teria de se proceder a uma limpeza de carácter químico da água, o que iria matar a biodiversidade dos lagos. Assim, esta medida foi desde logo preterida. Deste modo, os elementos do grupo consideraram a hipótese de pintar os desenhos lateralmente, de modo a que fosse possível alcançar alguma visibilidade dos mesmos, sem comprometer a vida existente no tanque. 

_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O grupo decidiu ponderar se seria melhor pintar o tanque lateralmente ou no fundo, tendo em consideração todas as alterações que teriam de ser realizadas nos esboços das colegas.
Além disso, o grupo decidiu realizar a actividade de peddy paper em parceria com o projecto Eco-escolas, de modo a estimular o interesse por parte dos alunos pelo ambiente, e para que estes se apercebessem da maravilhosa e densa biodiversidade do Colégio S. Miguel.


_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Caderno de notas
  • Computador portátil
  • Material de limpeza para os canteiros
_________________________________________________________________

O que se consultou:
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Ameixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário