Mais uma semana de trabalho…mais mil e uma aventuras e novas descobertas…mais inúmeros trabalhos realizados.
Ao longo da semana, procurámos continuar a desenvolver o nosso projecto, dando o nosso máximo em cada passo que tomávamos. Tudo começou na sexta-feira, quando, entre as 10h50 e as 11h40, nos encontrámos com a professora Patrícia, numa pequena reunião que tinha sido agendada no dia anterior. Durante o nosso diálogo, pedimos a colaboração da professora para o lançamento de um concurso, que consistia em construir ninhos e comedouros que seriam colocados dispersos por todo o colégio, com a finalidade de dar abrigo às aves, principalmente no Inverno, que, muitas vezes, visitam o nosso colégio.
A reunião decorreu sem qualquer problema e proporcionou-nos a concretização de mais um objectivo, na medida em que a professora se disponibilizou a integrar no seu plano de aulas (para o 8ºano) o concurso por nós proposto, visto que este vinha ao encontro de um dos temas leccionados na aula. O nosso encontro também nos permitiu receber diversos conselhos relativos à divulgação de todas as nossas actividades e sobre o melhor dia da semana para as realizar, de acordo com a disponibilidade do maior número de alunos possível.
No final da reunião, a professora incentivou-nos a participar no projecto eco-escolas, uma vez que este se encontrava relacionado com o nosso tema de trabalho e ainda nos sugeriu que participássemos num concurso dinamizado por esse projecto. Deste modo, terminámos o encontro inscritas neste projecto e a reflectir sobre a possibilidade de participar ou não neste concurso.
Na segunda-feira, fomos a uma reunião com o Senhor Director. Não tínhamos conhecimento de que o Senhor Director se encontrava deveras ansioso por receber notícias relativas ao progresso do nosso trabalho, pelo que decidimos marcar uma reunião para lhe satisfazer toda a curiosidade e podermos receber todas as suas preciosas ideias e conselhos. Antes de dar início à reunião, encontrámo-nos com a professora Madalena Silva, com o objectivo de conseguirmos alguma orientação e algumas sugestões do modo como deveríamos proceder enquanto fornecíamos todos os pormenores ao Senhor Director. Após o nosso pequeno diálogo, a professora acompanhou-nos à reunião, disponibilizando-se para nos auxiliar durante toda a sessão.
A reunião foi muito produtiva e dela resultaram inúmeras novas ideias. Porém, foi necessário alterar grande parte da nossa calendarização, na medida em que o Senhor Director demonstrou urgência em avançar com a alteração estética dos jardins do colégio. Ficámos um pouco surpreendidas e assustadas no início, pois não tínhamos conhecimento de todos os projectos que o Senhor Director tinha em mente e a premência que evidenciava em concretizá-los. O que nós pensávamos ser uma reunião de esclarecimento, tornou-se num encontro de alteração da calendarização de todo o projecto. Todas as pequenas coisas que pretendíamos modificar e revitalizar no colégio tornaram-se uma mudança radical da maioria dos canteiros do colégio que nunca pensáramos vir a concretizar.
No início, foi um pequeno choque, no entanto, começámos a visualizar um novo mundo, um colégio totalmente revitalizado e cheio de vida e isso deu-nos ânimo.
No final da reunião, ficara decidido que, no final do período, divulgaríamos todas as nossas ideias através de um esboço de todos os canteiros do colégio modificados e que os objectivos, que estávamos a desenvolver, seriam adiados para o final deste ano 2010, devido à urgência que possuíamos em iniciar e finalizar as novas ideias que tinham ficado estipuladas na reunião.
A partir destas novas ideias, organizámos toda a nossa aula de Área de Projecto. Logo no início da aula, após a professora ter fornecido, à turma, toda a informação que desejava, dirigimo-nos para o laboratório de ciências, a fim de aí instalar um software no computador, que nos permitiria obter os resultados provenientes da estação meteorológica que lá se encontrava.
Enquanto dois elementos do grupo procuravam instalar o programa, os outros dois elementos encontravam-se a planificar a composição dos canteiros, o que se verificou ser um trabalho moroso e de alguma dificuldade, uma vez que era necessária muita imaginação, ao mesmo tempo que tentávamos conciliar algo que se demonstrasse belo à vista e que seria possível concretizar, com base no terreno e na estrutura do próprio colégio.
Estas actividades ocuparam-nos quase todo o tempo de aula, contudo, ainda tivemos tempo para reflectir sobre a progressão do nosso trabalho, quais os objectivos que já tínhamos concretizado e o que deveria ser feito de seguida, tendo sempre em mente o grau de urgência das diversas actividades. Ainda distribuímos tarefas, a cada elemento do grupo, para realizar durante o fim-de-semana e sugerimos novas ideias para a estrutura e composição do portefólio.
De seguida, dirigimo-nos novamente à sala de aula e conversámos com a professora acerca dos diários de bordo por nós realizados até à data.
Com isto, terminou mais um dia de aula de Área de Projecto, mas o trabalho continuou e irá continuar até ao final do ano lectivo.