quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diário de Bordo 6 - Aula nº 13 e 14

Data: 28 de Outubro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

Ao longo da aula, o grupo atribuiu funções a cada um dos elementos, de modo a podermos realizar um maior número de actividades em simultâneo, avançando, deste modo, no desenvolvimento do projecto e, igualmente, com a finalidade de proporcionarmos a cada uma de nós um melhor ambiente de trabalho, com maiores frutos e rigor.
Contudo, antes desta distribuição de funções, analisámos o e-mail do professor Nuno Pedroso, que recebemos durante a semana, tomando conhecimento da sua oferta para nos auxiliar na realização do nosso projecto e para nos fornecer sugestões, assim como, dos documentos que nos enviou relativamente a estudos anteriores que tinham sido realizados, relativamente à qualidade do ar.
Após a distribuição de tarefas, duas alunas permaneceram na sala de aula e procederam à elaboração do blogue.
Na aula anterior, criáramos um blogue no wordpress, contudo, devido à falta de conhecimentos que tínhamos relativamente à sua construção e funcionamento, decidimos criar um novo blogue, optando por desenvolvê-lo no blogspot. Para tal, antes de procedermos à sua elaboração, eliminámos o blogue construído anteriormente, criámos uma conta (própria do grupo) no gmail e visualizámos os blogues dos outros grupos da turma, para alargarmos o nosso conhecimento relativamente às funções que os blogues nos proporcionam. De seguida, elaborámos a nossa página da internet, organizando-a de acordo com as preferências de todos os elementos do grupo. Seleccionámos o esquema de organização, incluindo as cores, os títulos e as imagens. Além disso, decidimo-nos relativamente a outros assuntos, acerca da estética do blogue e elaborámos o texto de apresentação do grupo sobre o trabalho que irá ser desenvolvido ao longo do ano, de modo que todos os visitantes do nosso blogue possam estar a par do que irá ser realizado e publicado. O endereço de acesso à nossa página é: www.adistanciadeumolhar.blogspot.com.
Simultaneamente à criação do blogue, iniciámos a ordenação das fotografias retiradas, na aula anterior, às diversas árvores do colégio, com a finalidade de identificar mais facilmente as espécies vegetais.
Apesar de ainda não termos identificado nenhuma espécie vegetal nem de ave, ainda procedemos à análise dos livros de identificação de plantas e de aves, respectivamente, de modo a nos familiarizarmos com a sua forma de apresentação das diversas espécies e com o seu método de identificação.
Quase no fim da aula, ainda foi possível entrar em contacto com a Inês Marques, uma aluna do curso de Artes da Escola Domingos Sequeira, em Leiria, com quem dialogámos acerca da elaboração do nosso logótipo e que se disponibilizou para se pôr a par de todo o nosso trabalho e elaborar o logótipo, que servirá de símbolo do grupo para todas as suas actividades.
Durante a realização de todas estas actividades, os outros dois elementos do grupo prosseguiram com o trabalho de campo, que consistia em marcar as coordenadas das árvores no GPS, para posterior elaboração do mapa interactivo, em identificar a sua localização num mapa do colégio (manualmente), e associar cada coordenada geográfica, fornecida pelo GPS, à respectiva folha da árvore que tinha sido recolhida na aula anterior. Embora esta actividade se apresentasse trabalhosa, cansativa e de difícil execução, e apesar do rigor e concentração exigidos, conseguimos realizá-la com sucesso, obtendo as coordenadas da maioria das árvores existentes. Esta foi uma tarefa que ocupou todo o tempo de aula, devido às razões mencionadas anteriormente, mas que é vital para o prosseguimento do desenvolvimento do nosso projecto.
Com todas estas actividades a realizar ao longo da aula, o tempo que nos restou no final para conferenciarmos todas em conjunto foi reduzido, no entanto, ainda foi possível tomar decisões relativas à constituição da elaboração do portefólio. Ficou decidido que o dossier, adquirido na semana anterior, contivesse diversos separadores pela seguinte ordem: título, projecto, calendarização, projectos (esboços), esquemas de aulas, pesquisa (informações), história do colégio, actividades no colégio, actividades laboratoriais, inquéritos, saídas de campo, blogue, diários de bordo, comunicados, despesas, relatório final e agradecimentos. 












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo desta semana o grupo deparou-se com algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito à identificação das coordenadas das diversas árvores, uma vez que não era possível descobrir as coordenadas de espécies que se encontravam próximas, pelo que se tinha de percorrer todo o colégio diversas vezes.
Por outro lado, também sentimos dificuldades na elaboração do blogue, pois não conseguíamos configurar a sua apresentação, apesar de termos acabado por encontrar uma solução. 
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas


O grupo decidiu proceder à realização da identificação das coordenadas das árvores, visto que são necessárias para a realização do mapa interactivo, permitindo, assim, o avanço no desenvolvimento do projecto.
Relativamente ao blogue, todas as decisões foram tomadas tendo em conta a maneira mais apelativa e que atraísse o interesse de um elevado número de visitantes.
Todas as nossas actividades e projectos são realizados com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.

_________________________________________________________________


Avaliação (quinzenal)


Tal como tinha ficado estipulado, iremos, agora, proceder à avaliação do nosso trabalho, (que será realizada quinzenalmente) tentando ser o mais objectivas e justas possíveis, apresentando todos os altos e baixos com que nos deparámos.
Ao longo destas duas semanas, desde que iniciámos o desenvolvimento do nosso projecto propriamente dito, deparámo-nos com algumas dificuldades, nomeadamente no que diz respeito à recolha das folhas das diferentes árvores do colégio, à identificação das suas coordenadas e à elaboração do blogue.
As duas primeiras actividades indicadas revelaram complicações, visto serem tarefas que exigiam uma elevada concentração e rigor e que exigiam muito tempo, de modo a poderem ser realizadas nas melhores condições possíveis. No que diz respeito ao blogue, as dificuldades manifestaram-se na escolha do meio mais indicado para o criar e no modo de elaborar a sua apresentação. Relativamente a outras actividades, pequenos contratempos impuseram-se na sua execução, no entanto, sem grande relevância, chegando facilmente a uma solução.
Como qualquer grupo de trabalho, também tivemos as nossas discussões e diferenças de opinião, pois somos pessoas diferentes e todo o ser humano é diferente um do outro e pensa de maneira distinta. Porém, foi sempre possível chegar a um acordo, onde todas ficámos a ganhar, contribuindo, deste modo, para um melhor ambiente de trabalho e para a criação de novas ideias que tornaram o trabalho mais apelativo.
Apesar destas pequenas discussões amigáveis que se verificaram, na maior parte do tempo que dispusemos para a realização do nosso projecto, tudo se sucedeu sem qualquer problema ou contratempo. Todos os elementos do grupo participaram no desenvolvimento do trabalho propriamente dito e todas estavam dispostas a exercerem novas funções.
Todos os nossos objectivos planeados até à data foram concretizados, novos estão a surgir e, rapidamente, serão postos em prática.
Com a colaboração de cada uma de nós e com o nosso desejo de realizar o trabalho e de fazer novas descobertas, ele tem sido desenvolvido sem atrasos e com o melhor rigor e organização que conseguimos dispor.
Em relação ao desenvolvimento do trabalho, nada mais temos a acrescentar. Agora, esperamos continuar a melhorar cada vez mais o nosso modo de trabalho e a persistir na sua boa execução, tentando concretizar o nosso objectivo de dar a conhecer à comunidade escolar o nosso colégio, noutras vertentes.

_________________________________________________________________


Material utilizado


  • Computador portátil
  • Mapa elaborado pelos elementos do grupo, onde estava assinalado o local das árvores
  • Folhas recolhidas na aula anterior
  • Livro de identificação de aves
  • Livro identificativo de espécies vegetais mediterrâneas
  • GPS (Garmin)
  • Caderno de notas
  • Máquina Fotográfica
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • distanciadeumolhar.wordpress.com
  • www.medicinaalternativavsmedicinamoderna.blogspot.com
  • www.micromundoap.blogspot.com
  • www.porumfio.tumblr.com
  •  www.relogiodamorte12a.blogspot.com
  •  www.microalgasbiodisel.blogspot.com
  •  www.antecamaradamorte.blogspot.com
  • Forey, P.; Fitzsimons, C., Pequenos guias da Natureza: Flora e Fauna Mediterrâneas (1997), Plátano Edições Técnicas
  • Bruun, B.; Delin, H.; Svensson, L., Aves de Portugal e Europa (2002), FAPAS


Sem comentários:

Enviar um comentário