Ao longo da aula, o grupo atribuiu funções a cada um dos elementos, de modo a podermos realizar um maior número de actividades em simultâneo, avançando, deste modo, no desenvolvimento do projecto e, igualmente, com a finalidade de proporcionarmos a cada uma de nós um melhor ambiente de trabalho, com maiores frutos e rigor. Contudo, antes desta distribuição de funções, analisámos o e-mail do professor Nuno Pedroso, que recebemos durante a semana, tomando conhecimento da sua oferta para nos auxiliar na realização do nosso projecto e para nos fornecer sugestões, assim como, dos documentos que nos enviou relativamente a estudos anteriores que tinham sido realizados, relativamente à qualidade do ar. Após a distribuição de tarefas, duas alunas permaneceram na sala de aula e procederam à elaboração do blogue. Na aula anterior, criáramos um blogue no wordpress, contudo, devido à falta de conhecimentos que tínhamos relativamente à sua construção e funcionamento, decidimos criar um novo blogue, optando por desenvolvê-lo no blogspot. Para tal, antes de procedermos à sua elaboração, eliminámos o blogue construído anteriormente, criámos uma conta (própria do grupo) no gmail e visualizámos os blogues dos outros grupos da turma, para alargarmos o nosso conhecimento relativamente às funções que os blogues nos proporcionam. De seguida, elaborámos a nossa página da internet, organizando-a de acordo com as preferências de todos os elementos do grupo. Seleccionámos o esquema de organização, incluindo as cores, os títulos e as imagens. Além disso, decidimo-nos relativamente a outros assuntos, acerca da estética do blogue e elaborámos o texto de apresentação do grupo sobre o trabalho que irá ser desenvolvido ao longo do ano, de modo que todos os visitantes do nosso blogue possam estar a par do que irá ser realizado e publicado. O endereço de acesso à nossa página é: www.adistanciadeumolhar.blogspot.com. Simultaneamente à criação do blogue, iniciámos a ordenação das fotografias retiradas, na aula anterior, às diversas árvores do colégio, com a finalidade de identificar mais facilmente as espécies vegetais. Apesar de ainda não termos identificado nenhuma espécie vegetal nem de ave, ainda procedemos à análise dos livros de identificação de plantas e de aves, respectivamente, de modo a nos familiarizarmos com a sua forma de apresentação das diversas espécies e com o seu método de identificação. Quase no fim da aula, ainda foi possível entrar em contacto com a Inês Marques, uma aluna do curso de Artes da Escola Domingos Sequeira, em Leiria, com quem dialogámos acerca da elaboração do nosso logótipo e que se disponibilizou para se pôr a par de todo o nosso trabalho e elaborar o logótipo, que servirá de símbolo do grupo para todas as suas actividades. Durante a realização de todas estas actividades, os outros dois elementos do grupo prosseguiram com o trabalho de campo, que consistia em marcar as coordenadas das árvores no GPS, para posterior elaboração do mapa interactivo, em identificar a sua localização num mapa do colégio (manualmente), e associar cada coordenada geográfica, fornecida pelo GPS, à respectiva folha da árvore que tinha sido recolhida na aula anterior. Embora esta actividade se apresentasse trabalhosa, cansativa e de difícil execução, e apesar do rigor e concentração exigidos, conseguimos realizá-la com sucesso, obtendo as coordenadas da maioria das árvores existentes. Esta foi uma tarefa que ocupou todo o tempo de aula, devido às razões mencionadas anteriormente, mas que é vital para o prosseguimento do desenvolvimento do nosso projecto. Com todas estas actividades a realizar ao longo da aula, o tempo que nos restou no final para conferenciarmos todas em conjunto foi reduzido, no entanto, ainda foi possível tomar decisões relativas à constituição da elaboração do portefólio. Ficou decidido que o dossier, adquirido na semana anterior, contivesse diversos separadores pela seguinte ordem: título, projecto, calendarização, projectos (esboços), esquemas de aulas, pesquisa (informações), história do colégio, actividades no colégio, actividades laboratoriais, inquéritos, saídas de campo, blogue, diários de bordo, comunicados, despesas, relatório final e agradecimentos. |
Sem comentários:
Enviar um comentário