sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Diário de Bordo 9 - Aula nº 19 e 20

Data: 18 de Novembro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

No decorrer desta semana, o grupo procurou dar continuidade ao desenvolvimento do projecto. Hoje, dia 18 de Novembro, reunimo-nos com o aluno de Informática do 12º ano David Carvalhana, que nos apresentou o trabalho por ele até então desenvolvido. Tal consistia numa proposta de mapa interactivo, em que se encontrava o mapa da escola e no qual apareceriam posteriormente os pontos correspondentes aos espécimes vegetais e a informação que correspondia a cada um, de modo a que, assim, qualquer visitante do site do colégio pudesse aceder facilmente a todo o trabalho por nós desenvolvido nesta disciplina. Após darmos a nossa opinião concerne o aspecto visual do site e a organização do mesmo, ficou entre nós a promessa de nos voltarmos a encontrar nas próximas semanas, com o objectivo de desenvolver eficazmente esta parte tão importante do nosso projecto.
Ao longo do tempo de aula o grupo dividiu-se, como é já usual, em dois pares. Dois elementos realizaram o trabalho de campo, enquanto os restantes dois elementos permaneceram dentro do espaço de aula, realizando tarefas de cariz teórico, mas necessário.
Relativamente aos dois primeiros elementos, realizou-se uma continuação da recolha das coordenadas de árvores e contabilização e respectiva identificação em mapas (manualmente e através de letras que identificassem cada árvore). Este trabalho apresentou-se exigente mas vital, pois a recolha das coordenadas das árvores será importante na realização do site interactivo.
Além disso, estes dois elementos dialogaram com múltiplos professores de Ciências (entre os quais as professoras Patrícia Rosário e Ana Lopes e o professor Jerôme Gomes), com o objectivo de os informar acerca das actividades que o grupo pretende realizar no dia da floresta e na semana cultural, que são a plantação de árvores e dinamização de um peddy paper alusivo ao tema do ecossistema do Colégio de São Miguel. Visto que o tema de ecossistemas se enquadra no programa dos alunos dos professores, estes concordaram prontamente em “encaixar”, na sua planificação das aulas, tempo para que os seus alunos participassem nas nossas actividades. 
Além disso, estes dois elementos conseguiram ainda falar com a professora Madalena Silva e o Director Padre Ventura. Tal foi necessário, pois os elementos da direcção estavam deveras interessados no nosso projecto e, deste modo, queriam informar-se melhor acerca dos nossos objectivos e, sobretudo, dos prazos por nós previstos para a realização dos mesmos. Assim, ficou entre nós acordada uma nova data de reunião entre os elementos do grupo e o Director Padre Ventura (dia 22 de Novembro).
Entretanto, os dois elementos restantes continuaram a actualização do blogue (com a criação de um link específico para os diários de bordo) e iniciaram a elaboração de um filme de introdução à apresentação do nosso trabalho. Houve também a continuação do preenchimento das fichas identificativas das espécies que já havíamos classificado (cipreste, amoreira e alfarrobeira), o que é imprescindível, uma vez que será essa mesma informação que iremos colocar nas fichas identificativas que irão figurar no mapa interactivo, relativamente a cada árvore. 
Procedeu-se, também, a uma breve análise dos protocolos para a análise da qualidade do ar e a uma pesquisa de informação acerca das espécies vegetais presentes num jardim bíblico, assim como a procura de informação relativa à Sé Velha de Coimbra, local onde se encontra um jardim bíblico.
No final da aula, o grupo conseguiu ainda organizar a informação a colocar no portfólio. Com isto, findou mais uma produtiva aula de Área de Projecto!












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

O grupo enfrentou dificuldades quanto à realização de um link no blogue, para que fosse possível colocar os diários de bordo no mesmo. No entanto, esta dificuldade foi facilmente ultrapassada graças à ajuda de outros elementos da turma. De resto, o nosso trabalho desta aula decorreu tão bem quanto seria de esperar.  
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O grupo decidiu dividir-se em pares, de modo a que fosse possível desenvolver mais eficazmente o nosso projecto, já que assim foi possível explorar tanto a componente prática como a relacionada com a organização do trabalho.
Além disso, o grupo decidiu dialogar com os professores de Ciências, de modo a que estes tivessem a oportunidade de organizar, antecipadamente, o plano de aulas, para que os alunos pudessem realizar as actividades por nós propostas.
As restantes decisões foram tomadas de forma a conseguir desenvolver os objectivos por nós anteriormente planeados e já descritos. 


_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Computador portátil
  • Mapa elaborado pelos elementos do grupo, onde estava assinalado o local das árvores
  • Folhas de árvores anteriormente recolhidas;
  • Mapa do jardim bíblico
  • Fichas identificativas das espécies vegetais
  • Mapa do colégio
  • Livros identificativos de espécies vegetais
  • Protocolo experimental da análise da qualidade do ar
  • GPS (Garmin)
  • Caderno de notas
  • Máquina Fotográfica
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • www.adistanciadeumolhar.blogspot.com
  • http://www.regiaocentro.net/lugares/coimbra/monumentos/sevelha.html
  • http://www.turismodecoimbra.pt/pt/monumentos/se-velha.html
  • Tavares; A; Zuzarte, M.; Salgueiro, L.; Plantas Aromáticas e Medicinais (2010), Imprensa da Universidade de Coimbra
  • Cabral, F.; Telles, G.; A Árvore em Portugal (2005), Assírio e Alvin
  • Paiva, J.; Relíquias Vegetais de Portugal (1996), Associação Nacional de Conservação da Natureza - Quercus

Sem comentários:

Enviar um comentário