Data: 7 de Outubro de 2010
No início da aula começámos por nos debruçar sobre pequenos grandes pormenores do nosso trabalho como o título, a questão-problema e, por fim, o lema, de forma a finalizar a elaboração do nosso projecto de trabalho. Assim definimos, como título, “À distância de um olhar”, como questão-problema, “Qual é o ecossistema do espaço do Colégio de São Miguel?” e, por fim, como lema, “Pensar globalmente, agir localmente”. Após este período de intensa criatividade, distribuímos tarefas pelos elementos do grupo, sendo que alguns deram seguimento ao preenchimento do modelo do projecto, outros porém, ficaram incumbidos de efectivar um protótipo do inquérito a realizar à comunidade escolar, de forma a nos consciencializarmos do seu conhecimento acerca do objecto do nosso trabalho. Além disso, também nos debruçámos sobre a pesquisa relativamente aos jardins bíblicos, das plantas que aí se inserem, dos materiais necessários ao desenvolvimento do trabalho, bem como a procura de chaves dicotómicas para a identificação das espécies arbóreas. À medida que o trabalho ia decorrendo, íamos avaliando as várias propostas que foram elaboradas por nós, para darem cumprimento aos objectivos do nosso trabalho. Assim sendo, escolhemos, de uma longa lista, os que nos pareceram ser mais viáveis e interessantes de concretizar. |
|
_________________________________________________________________ Ao longo de toda a aula, deparámo-nos com diversas dificuldades na escolha do título, da questão-problema e também do lema, havendo algumas discordâncias e diversas sugestões para cada um destes itens. Na escolha dos objectivos a concretizar tivemos dificuldades em escolher os mais viáveis bem como os mais apelativos, já que a lista de sugestões, era bastante longa para um único ano lectivo, o que gerou alguma “frustração” no nosso grupo. _________________________________________________________________ Justificação das decisões tomadas Ao longo do debate relativo aos diversos objectivos a desenvolver, tivemos sempre em mente o desenvolvimento do nosso colégio, os interesses dos alunos e de todos os presentes e todas as nossas decisões foram baseadas nesses factores. Tudo foi seleccionado e cogitado com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável. _________________________________________________________________
- Caderno de notas
- Livro de identificação das espécies de árvores
- Computador portátil
_________________________________________________________________ - http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
- http://www.ibb.unesp.br/instituicao/jardimbotanico/Imagens/jb_mapa.pdf
- http://www.jb.utad.pt/pt/links/jbotanicos.htm
- http://aguiar.hvr.utad.pt/pt/educacao/educacao.htm
- http://www.cienciaviva.pt/divulgacao/ciencianahora/
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário