quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diário de Bordo 2 - Aula nº 5 e 6

Data: 30 de Setembro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

No início da aula começámos por convencionar o novo tema de trabalho. Ao longo dos dias, após a última aula, discutimos acerca da viabilidade do projecto que tínhamos estipulado, o das doenças psicológicas, e apercebemo-nos rapidamente que não seria viável, já que não teria o desejado impacto na comunidade e mormente porque chegámos à conclusão de que a adesão requerida nos inquéritos e por parte das pessoas que queríamos entrevistar seria, provavelmente, reduzida. Por fim, decidimos que o projecto “Ecossistema São Miguel” era o mais indicado e aquele que nos permitiria conjugar criatividade e uma acção concreta na comunidade, agindo localmente e pensando globalmente. Deste modo, tendo como base este novo projecto, reflectimos acerca de novas, originais e divertidas actividades e objectivos a concretizar ao longo do ano lectivo, que englobassem não só o colégio como edifício, mas também como comunidade, isto é, que abarcassem o espaço físico do colégio, assim como todos os alunos e restante comunidade.
Seguidamente a esta reflexão, partimos para a aventura de colher algumas folhas das diversas espécies de árvores existentes nos jardins do colégio, o que acabou por se demonstrar divertido e, simultaneamente, um pouco difícil. Apesar de a data do início do desenvolvimento do trabalho (pô-lo em prática) ainda não ter chegado, tal laboração foi imprescindível e urgente, visto que, com a chegada do Outono, as folhas das árvores caducas começaram a cair e é de uma extrema importância a sua utilização na identificação das espécies arbóreas. Porém, por mais minuciosa que se demonstrasse esta acção, não poderíamos ocupar toda a aula no seu cumprimento, pelo que tentámos solucionar o problema, encontrando um equilíbrio entre o tempo disponível e o empenho e rigor de que era merecedora esta actividade. Finalizando este pequeno, mas trabalhoso acto, rapidamente transitámos para o início da elaboração do projecto, analisando todos os modelos e ajudas que nos foram apresentadas.  
Após todo este estudo, iniciámos a realização do projecto propriamente dito, seguindo o modelo que nos foi solicitado e reconstruindo a sua estrutura de um modo que se tornasse mais apelativo e pessoal. Durante este período, discutimos também possíveis temas, títulos e questões-problema que nos iriam orientar e direccionar no nosso trabalho e novos objectivos a cumprir.
No fim da aula, cada elemento do grupo propôs-se para a execução de uma determinada tarefa, nomeadamente no que diz respeito à elaboração do projecto, à pesquisa de informação e a possíveis futuros contactos (que nos auxiliarão no cumprimento dos nossos objectivos), de modo a ser possível pôr os nossos desejos e sonhos, relativos a este traçado, em prática. 











_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo de toda a aula, deparámo-nos com diversas dificuldades. Inicialmente, verificámos que a recolha das folhas se demonstrou ser uma tarefa mais laboriosa do que nós afigurávamos, uma vez que foi complicado arranjar uma maneira de, após a sua colheita, sabermos a que árvores correspondiam. Uma outra dificuldade sentida diz respeito à elaboração do projecto de trabalho, na medida em que alguns pontos foram de relativa dificuldade, o que nos impossibilitou de prosseguir a realização de algumas fases de construção do projecto até estas nos serem inteiramente elucidadas.
   
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

 Ao longo do debate relativo aos diversos objectivos a desenvolver, tivemos sempre em mente o desenvolvimento do nosso colégio e os interesses da comunidade e todas as nossas decisões foram baseadas nesses factores. Tudo foi eleito e cogitado com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.,de modo a ser possível pôr os nossos desejos e sonhos, relativos a este traçado, em prática. 

_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Tesoura
  • Saco de plástico (para colocar as folhas colhidas)
  • Máquina fotográfica (para fotografar as árvores do colégio)
  • Livro de identificação das espécies de árvores
  • Computador portátil
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/web/
  • http://www.cienciaviva.pt/projectos/bosque/
  • http://www.avespt.com/p/sons.asp
  • http://www.fapas.pt/~fapasp/index.php?section=6



Sem comentários:

Enviar um comentário