quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diário de Bordo 5 - Aula nº 11 e 12

Data: 21 de Outubro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

No dia 18 de Outubro desta semana o grupo reuniu-se com o professor Neto de Desenho Técnico, que nos cedeu um programa informático específico para a realização do mapa interactivo, que iríamos aliar ao programa Google Earth, de modo a podermos identificar eficazmente, e de forma digital, os pontos onde se localizam as espécies vegetais do Colégio. Deste modo, é-nos permitido, não só inserir as coordenadas dos espécimes pretendidos, de forma rigorosa, como também estender essa mesma informação à comunidade escolar.
Ao longo da aula, o grupo procurou seguir o plano de trabalho inicialmente traçado pela professora.
Inicialmente procedemos à elaboração do blogue, cujo endereço é “distanciadeumolhar.wordpress.com”. Ao longo do ano este mesmo blogue será actualizado de modo a comunicar à comunidade escolar e a outros visitantes interessados o que o nosso grupo está a desenvolver nesta área curricular.
Quanto à implementação do projecto, o grupo procurou começar a dar cumprimento aos objectivos do projecto, trabalhando na vertente prática. Para tal, os elementos do grupo tiveram um diálogo com a professora Carla Luís de Artes relativamente à implementação de um concurso direccionado aos alunos de Artes (secundário) e de Educação Visual e Tecnológica (3º ciclo), que consistia em realizar desenhos de árvores e plantas do Colégio pormenorizadamente. Posteriormente o grupo iria escolher os melhores trabalhos e possivelmente realizar uma compilação dos mesmos em forma de livro. Após o grupo expor a ideia, a professora Carla Luís concordou em lançar o concurso e em integrá-lo nas suas próprias aulas dos alunos do 10º ano, o que foi, sem dúvida, uma reposta positiva. Além disso, os elementos do grupo também pediram conselhos à professora acerca do lançamento do concurso relativo à realização de um desenho no tanque, sendo que a professora nos aconselhou a lançar esse concurso especificamente aos alunos do 3º ciclo, devido à indisponibilidade dos alunos do secundário como consequência da carga horária e incompatibilidade do seu programa com o tema de criar uma gravura no tanque. Por fim, a professora recomendou que o grupo falasse com a professora Ana Paula Lucas de Desenho e Pintura, de modo a podermos estender ambos os concursos aos alunos do secundário e 3º ciclo.
De seguida, o grupo dirigiu-se ao professor Neto, que nos cedeu o seu aparelho GPS pessoal. Além disso, instruiu os elementos do grupo acerca do modo de utilização deste aparelho e disponibilizou-se para nos ajudar a guardar as coordenadas no computador e no software específico, posteriormente.
Já munido com o aparelho de GPS, e após ter ouvido os conselhos do professor Neto, o grupo lançou-se no moroso processo de recolha das folhas das espécies vegetais (uma vez que as anteriormente recolhidas tinham entrado em decomposição), assim como a sua identificação manual num esboço de mapa e recolha de alguns pontos de coordenadas de árvores com a ajuda do referido aparelho.
Após este trabalho de campo, o grupo regressou à sala de aula, onde foi enviado um e-mail ao professor Nuno Pedroso, de forma a podermos obter o protocolo experimental para a avaliação da qualidade do ar nos vários espaços do Colégio, assim como possíveis resultados que anteriormente tenham sido feitos dessa mesma qualidade do ar, de modo a que o grupo pudesse ter um termo de comparação e inclusive traçar uma evolução da qualidade do ar no nosso colégio.
Por fim, nesta aula, o grupo realizou algumas alterações no projecto, tendo em vista as opiniões dos colegas e professores sugeridas na aula anterior. Além disso, o grupo procedeu, também, ao início da realização do portefólio, onde todo o nosso trabalho será colocado, principalmente no que respeita à sua organização inicial.











_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo desta semana o grupo sentiu dificuldades na instalação do software específico cedido pelo professor Neto (que permitia a localização dos espécimes vegetais no mapa do Colégio). Quanto a isso, o professor Neto auxiliou-nos nas aulas e inclusivamente recomendou que nos dirigíssemos a um professor de informática se o problema se perpetuasse.
Além disso, o grupo deparou-se com a decomposição das folhas anteriormente recolhidas, devido à escolha de material inadequado para as guardar.  
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

Nesta aula o grupo decidiu lançar o concurso de realização de desenhos de árvore e folhas aos alunos de Artes devido ao carácter anual que este concurso irá ter.
Os elementos do grupo enviaram o e-mail ao professor Nuno Pedroso com o objectivo de poder realizar a actividade experimental da avaliação da qualidade do ar de forma o mais eficaz possível. Além disso, o grupo decidiu despender da maioria da segunda parte da aula para realizar o trabalho de campo de recolha das folhas de espécimes vegetais de modo a que pudéssemos cumprir a calendarização e, portanto, realizar os objectivos propostos. 

_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Computador portátil
  • Livro para arquivar as folhas recolhidas
  • Tesoura
  • Cola
  • Livro identificativo de espécies vegetais mediterrâneas
  • GPS (Garmin)
  • Caderno de notas
  • Máquina Fotográfica
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • distanciadeumolhar.wordpress.com
  • Forey, P.; Fitzsimons, C., Pequenos guias da Natureza: Flora e Fauna Mediterrâneas (1997), Plátano Edições Técnicas


Sem comentários:

Enviar um comentário