No dia 18 de Outubro desta semana o grupo reuniu-se com o professor Neto de Desenho Técnico, que nos cedeu um programa informático específico para a realização do mapa interactivo, que iríamos aliar ao programa Google Earth, de modo a podermos identificar eficazmente, e de forma digital, os pontos onde se localizam as espécies vegetais do Colégio. Deste modo, é-nos permitido, não só inserir as coordenadas dos espécimes pretendidos, de forma rigorosa, como também estender essa mesma informação à comunidade escolar. Ao longo da aula, o grupo procurou seguir o plano de trabalho inicialmente traçado pela professora. Inicialmente procedemos à elaboração do blogue, cujo endereço é “distanciadeumolhar.wordpress.com”. Ao longo do ano este mesmo blogue será actualizado de modo a comunicar à comunidade escolar e a outros visitantes interessados o que o nosso grupo está a desenvolver nesta área curricular. Quanto à implementação do projecto, o grupo procurou começar a dar cumprimento aos objectivos do projecto, trabalhando na vertente prática. Para tal, os elementos do grupo tiveram um diálogo com a professora Carla Luís de Artes relativamente à implementação de um concurso direccionado aos alunos de Artes (secundário) e de Educação Visual e Tecnológica (3º ciclo), que consistia em realizar desenhos de árvores e plantas do Colégio pormenorizadamente. Posteriormente o grupo iria escolher os melhores trabalhos e possivelmente realizar uma compilação dos mesmos em forma de livro. Após o grupo expor a ideia, a professora Carla Luís concordou em lançar o concurso e em integrá-lo nas suas próprias aulas dos alunos do 10º ano, o que foi, sem dúvida, uma reposta positiva. Além disso, os elementos do grupo também pediram conselhos à professora acerca do lançamento do concurso relativo à realização de um desenho no tanque, sendo que a professora nos aconselhou a lançar esse concurso especificamente aos alunos do 3º ciclo, devido à indisponibilidade dos alunos do secundário como consequência da carga horária e incompatibilidade do seu programa com o tema de criar uma gravura no tanque. Por fim, a professora recomendou que o grupo falasse com a professora Ana Paula Lucas de Desenho e Pintura, de modo a podermos estender ambos os concursos aos alunos do secundário e 3º ciclo. De seguida, o grupo dirigiu-se ao professor Neto, que nos cedeu o seu aparelho GPS pessoal. Além disso, instruiu os elementos do grupo acerca do modo de utilização deste aparelho e disponibilizou-se para nos ajudar a guardar as coordenadas no computador e no software específico, posteriormente. Já munido com o aparelho de GPS, e após ter ouvido os conselhos do professor Neto, o grupo lançou-se no moroso processo de recolha das folhas das espécies vegetais (uma vez que as anteriormente recolhidas tinham entrado em decomposição), assim como a sua identificação manual num esboço de mapa e recolha de alguns pontos de coordenadas de árvores com a ajuda do referido aparelho. Após este trabalho de campo, o grupo regressou à sala de aula, onde foi enviado um e-mail ao professor Nuno Pedroso, de forma a podermos obter o protocolo experimental para a avaliação da qualidade do ar nos vários espaços do Colégio, assim como possíveis resultados que anteriormente tenham sido feitos dessa mesma qualidade do ar, de modo a que o grupo pudesse ter um termo de comparação e inclusive traçar uma evolução da qualidade do ar no nosso colégio. Por fim, nesta aula, o grupo realizou algumas alterações no projecto, tendo em vista as opiniões dos colegas e professores sugeridas na aula anterior. Além disso, o grupo procedeu, também, ao início da realização do portefólio, onde todo o nosso trabalho será colocado, principalmente no que respeita à sua organização inicial. |
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