quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diário de Bordo 7 - Aula nº 15 e 16

Data: 4 de Novembro de 2010
Hora: 14h10 às 17h20
Local: Fátima


    Descrição Rigorosa

Durante esta semana, procedemos à realização dos inquéritos à comunidade escolar, à hora de almoço, em frente ao bar, como diria o outro, na hora certa e no local certo.
 Colocámos três folhas, identificadas pelas letras A, B e C, em três árvores distintas, o que desde logo começou a intrigar os nossos alunos, começando estes a questionar-se acerca do significado daquilo tudo. Não os deixámos sofrer muito, matámos-lhes logo a curiosidade, ao dar-lhes os inquéritos para o seu preenchimento. Houve muita gargalhada, muita adesão e muita diversão! O nosso público-alvo fora o secundário e o 3º ciclo, por serem estes os que nos proporcionam um maior feedback positivo, relativamente a este tipo de iniciativas.
Ainda nesta semana, tivemos muitos motivos para sorrir, uma vez que nos foi proposto, pelo professor Neto, trabalhar cooperativamente com um aluno de informática, o David Carvalhana, que iria realizar um projecto, com a ajuda do seu professor de cartografia (professor Daniel), o que se identificava com um dos nossos objectivos, o mapa interactivo. A ele cabia proporcionar-nos o suporte informático e, a nós, a inserção das informações relativas a cada espécie arbórea existente neste colégio. O produto final iria estar disponível no site do colégio, acessível a qualquer um.
Já em aula, começámos por tomar decisões acerca da saída de campo, a efectuar ao jardim botânico da Universidade de Coimbra, tendo nós tomado a decisão de a efectuar na próxima semana (dia 11 de Novembro), na hora de Área de Projecto.
Após a finalização deste assunto, procedemos à divisão de tarefas por cada elemento do grupo, sendo que duas deram continuação ao trabalho de campo iniciado na aula anterior, que consistia na marcação de coordenadas para a sua futura inserção no mapa interactivo, enquanto que outras duas permaneceram na sala de aula a efectuar diversas tarefas, entre as quais, a actualização do blogue, publicando vários artigos referentes aos trabalhos já realizados pelo grupo, a continuação da ordenação das fotos, a análise do relatório acerca do estudo da qualidade do ar, a análise do mapa do jardim bíblico, fornecido pela professora Madalena Silva, o início da identificação das espécies, auxiliado pelos diversos livros referentes a esse fim e a análise e esquematização dos resultados obtidos nos inquéritos realizados.
Já nos últimos minutos, ainda tivemos a oportunidade de falar com a professora Verónica de Artes, a qual se disponibilizou a colaborar connosco, ao implementar um concurso aos seus alunos do 3º ciclo, os quais o iriam realizar em tempo de aulas, uma vez que este ia ao encontro do seu programa. Este concurso consiste em criar desenhos de árvores e das respectivas folhas, em que os melhores desenhos, por nós escolhidos, seriam posteriormente publicados no blogue e compilados numa brochura.
Ainda tivemos um tempo, apesar de reduzido, de acertar as agulhas relativamente à apresentação do portefólio, tendo ficado decidido o tipo de separadores que se iriam utilizar e que o seu exterior seria decorado com um floral, pelos elementos do grupo.












_________________________________________________________________


Dificuldades/ Dúvidas

Ao longo desta semana, o grupo deparou-se com algumas dificuldades, principalmente no que diz respeito à identificação das coordenadas das diversas árvores, uma vez que não era possível descobrir as coordenadas de espécies que se encontravam próximas, pelo que se tinha de percorrer todo o colégio diversas vezes.
_________________________________________________________________

Justificação das decisões tomadas

O grupo decidiu proceder à realização da identificação das coordenadas das árvores, visto que são necessárias para a realização do mapa interactivo, permitindo, assim, o avanço no desenvolvimento do projecto.
O início do concurso era de extrema importância, uma vez que é imperativo dar um prazo alargado para a realização do mesmo, de modo a haver uma maior adesão e empenho no mesmo, por parte dos alunos.
A decisão relativamente à saída de campo teve em conta a estação em que nos encontramos, sendo de extrema importância a sua realização o quanto antes, de modo a conseguirmos ainda visualizar certas espécies de árvores que são caducas e que perdem as suas folhas por esta altura.
Todas as nossas actividades e projectos são realizados com a finalidade de surpreender, tornando o Colégio de São Miguel num local de aprendizagem e convívio ainda mais agradável.


_________________________________________________________________

Material utilizado


  • Computador portátil
  • Mapa elaborado pelos elementos do grupo, onde estava assinalado o local das árvores
  • Folhas recolhidas na aula anterior
  • Mapa do jardim bíblico
  • Inquéritos
  • Fichas identificativas das espécies vegetais
  • Mapa do colégio
  • Livros identificativos de espécies vegetais
  • GPS (Garmin)
  • Caderno de notas
  • Máquina Fotográfica
_________________________________________________________________

O que se consultou:

  • http://www.csmiguel.pt/elearn/course/view.php?id=410
  • distanciadeumolhar.wordpress.com
  •  Dr. Eppinger; Lang, A; Árvores e Arbustos: Guia claro e simples para a sua identificação (2007), everest editora
  • Tavares; A; Zuzarte, M.; Salgueiro, L.; Plantas Aromáticas e Medicinais (2010), Imprensa da Universidade de Coimbra
  • Cabral, F.; Telles, G.; A Árvore em Portugal (2005), Assírio e Alvin


Sem comentários:

Enviar um comentário