Durante esta semana, procedemos à realização dos inquéritos à comunidade escolar, à hora de almoço, em frente ao bar, como diria o outro, na hora certa e no local certo. Colocámos três folhas, identificadas pelas letras A, B e C, em três árvores distintas, o que desde logo começou a intrigar os nossos alunos, começando estes a questionar-se acerca do significado daquilo tudo. Não os deixámos sofrer muito, matámos-lhes logo a curiosidade, ao dar-lhes os inquéritos para o seu preenchimento. Houve muita gargalhada, muita adesão e muita diversão! O nosso público-alvo fora o secundário e o 3º ciclo, por serem estes os que nos proporcionam um maior feedback positivo, relativamente a este tipo de iniciativas. Ainda nesta semana, tivemos muitos motivos para sorrir, uma vez que nos foi proposto, pelo professor Neto, trabalhar cooperativamente com um aluno de informática, o David Carvalhana, que iria realizar um projecto, com a ajuda do seu professor de cartografia (professor Daniel), o que se identificava com um dos nossos objectivos, o mapa interactivo. A ele cabia proporcionar-nos o suporte informático e, a nós, a inserção das informações relativas a cada espécie arbórea existente neste colégio. O produto final iria estar disponível no site do colégio, acessível a qualquer um. Já em aula, começámos por tomar decisões acerca da saída de campo, a efectuar ao jardim botânico da Universidade de Coimbra, tendo nós tomado a decisão de a efectuar na próxima semana (dia 11 de Novembro), na hora de Área de Projecto. Após a finalização deste assunto, procedemos à divisão de tarefas por cada elemento do grupo, sendo que duas deram continuação ao trabalho de campo iniciado na aula anterior, que consistia na marcação de coordenadas para a sua futura inserção no mapa interactivo, enquanto que outras duas permaneceram na sala de aula a efectuar diversas tarefas, entre as quais, a actualização do blogue, publicando vários artigos referentes aos trabalhos já realizados pelo grupo, a continuação da ordenação das fotos, a análise do relatório acerca do estudo da qualidade do ar, a análise do mapa do jardim bíblico, fornecido pela professora Madalena Silva, o início da identificação das espécies, auxiliado pelos diversos livros referentes a esse fim e a análise e esquematização dos resultados obtidos nos inquéritos realizados. Já nos últimos minutos, ainda tivemos a oportunidade de falar com a professora Verónica de Artes, a qual se disponibilizou a colaborar connosco, ao implementar um concurso aos seus alunos do 3º ciclo, os quais o iriam realizar em tempo de aulas, uma vez que este ia ao encontro do seu programa. Este concurso consiste em criar desenhos de árvores e das respectivas folhas, em que os melhores desenhos, por nós escolhidos, seriam posteriormente publicados no blogue e compilados numa brochura. Ainda tivemos um tempo, apesar de reduzido, de acertar as agulhas relativamente à apresentação do portefólio, tendo ficado decidido o tipo de separadores que se iriam utilizar e que o seu exterior seria decorado com um floral, pelos elementos do grupo. |
Sem comentários:
Enviar um comentário